domingo, 21 de fevereiro de 2016

APOCALIPSE DE THOMAS



fragmento A. Verona (século VIII) e texto de Wilhelm (Munique Clm. 4585, século IX).

Aqui começa a carta do Senhor a Thomas.


Ouve tu, Thomas, as coisas que devem acontecer nos últimos tempos: haverá fome e da guerra e terremotos em vários lugares, a neve e o gelo e grande seca deve haver e muitas dissensões entre os povos, a blasfêmia, a maldade, a inveja e vilania, indolência, orgulho e intemperança, de modo que cada um lhe falar o que lhe agrada. E os meus sacerdotes não terão paz entre si, mas deve sacrificar-me com a mente enganosa; por isso eu não vou olhar para eles. Então os sacerdotes farão que as pessoas se afastem da casa do Senhor, e voltando-se para o mundo. E que criem (ou, transgredindo) marcos na casa de Deus. E eles devem reivindicar para si muitos [as coisas e] lugares que foram perdidos e que estarão sujeitos a César como também eram outrora : Dando impostos para as cidades, mesmo ouro e prata e os chefes das cidades serão condenados e os seus bens trazidos para o tesouro dos reis, e eles serão fartos.

Porque haverá grande perturbação ao longo de todo o povo, e da morte. As casas do Senhor ficarão desertas, e seus altares serão abomináveis, de modo que as aranhas tecem suas teias nele. O lugar de santidade deve ser corrompido, o sacerdócio poluído, a angústia (agonia) deve aumentar, a virtude deve ser superada, alegria perecer, e partem alegria. Naqueles dias o mal abundará: haverá desrespeito com as pessoas, hinos deixarão fora da casa do Senhor, a verdade não será mais, a avareza abundará entre os sacerdotes; um homem justo (al. sacerdócio na vertical) não deverão ser encontrados.

De repente hão de surgir perto da última vez que um rei, um amante da lei, que se manterá em regra não por muito tempo: ele será deixado dois filhos. O primeiro é chamado de a primeira letra (A, Arcádio), o segundo do oitavo (H, Honório). O primeiro morrerá antes do segundo (Arcádio morreu em 408- Honório, em 423).

Posteriormente, devem surgir dois príncipes para oprimir os povos debaixo de cujas mãos haverá uma grande fome na parte da mão direita do leste, de modo que se levantará nação contra nação e ser conduzido para fora de suas próprias fronteiras.

Mais uma vez um outro rei se levantará, um homem astuto, E deve comandar uma imagem de ouro de César (?) A ser feita (al. A ser adorado na casa de Deus) Martírios serão abundantes. Em seguida, deverá devolver a fé, para os servos do Senhor, e santidade deve ser multiplicado e aumento de angústia (agonia).

Depois de um pouco de espaço de tempo há de surgir um rei do oriente, um amante da lei, que deverá fazer todas as coisas boas e necessárias para abundam na casa do Senhor: ele deve mostrar misericórdia para as viúvas e os necessitados, e comandar um presente real a ser dado aos sacerdotes: em seus dias serão abundância de todas as coisas.

E depois disso novamente um rei se levantará na parte sul do mundo, e manterá descartar um pouco de espaço: em cujo dias o tesouro deve falhar por causa de salários dos soldados romanos para que a substância de toda a idade deve ser comandado (a serem tomadas) e entregue ao rei para distribuir.

Posteriormente será abundância de trigo e de vinho e azeite, mas grande amor pelo dinheiro, de modo que a substância de ouro e prata será dado para o milho, e haverá uma grande fome.

Naquele tempo não será muito grande ascendente (?) Do mar, de modo que nenhum homem deve contar as notícias a qualquer homem. Os reis da terra, e os príncipes, e os chefes são perturbados, e ninguém deve falar livremente (corajosamente). Canas se verá sobre meninos, e os jovens (?) não dará lugar à idosos.

Depois disso, se levantará outro rei, um homem astuto, que se manterá em regra um espaço curto: em cujo dias haverá todos os tipos de males, até mesmo a morte da raça dos homens do oriente até Babilônia. E, posteriormente, a morte e a fome e a espada na terra de Canaã até a (Roma?). Então todas as fontes das águas e poços irão ferver (?) E ser transformado em sangue (ou, em pó e sangue). O céu deve ser movimentado, as estrelas cairão sobre a terra, o sol deve ser cortado pela metade como a lua, e a lua não dará mais a sua luz.Deve haver grandes sinais e maravilhas naqueles dias quando o Anticristo estiver próximo. Estes são os sinais para os que habitam na terra. Naqueles dias, as dores de grande angústia virá sobre eles. (Al. Naqueles dias, quando o Anticristo agora estiver próximo, estes são os sinais Ais dos que habitam sobre a terra;. Naqueles dias grandes dores de parto virão sobre eles.) Ai dos que construirem, pois não habitarão. Ai dos que casam, pois haverá fome e eles devem gerar filhos. Ai dos que ajuntam casa a casa ou campo a campo, para todas as coisas devem ser consumidas pelo fogo. Ai dos que não atentam para (?)-Se enquanto lhe concederia tempo, por seguir eles serão condenados para sempre. Ai dos que se afastam dos pobres quando ele pedem.

[Aqui está uma pausa: o texto continua: Pois Eu Sou do alto e poderoso: Eu sou o Pai de todos. (Al. E sabei: Eu sou o Pai Altíssimo:. Eu sou o Pai de todos os espíritos) ...


Estes são os sete sinais para o fim do mundo. Haverá em toda a fome terra e grandes pestes e muito sofrimento; então a todos os homens serão levados cativos entre todas as nações e cairão à ponta da espada.

No primeiro dia do julgamento será uma grande maravilha (ou, o início deve ser). Na terceira hora do dia será uma grande e poderosa voz no firmamento do céu, e uma grande nuvem de sangue que descia do norte, e grandes trovões e relâmpagos poderosos seguirão aquela nuvem, e haverá uma chuva de sangue sobre toda a terra. Estes são os sinais do primeiro dia (segunda-feira na anglo-saxónica, e assim para os outros dias).

E no segundo dia haverá uma grande voz no firmamento do céu, e a terra deve ser transferido para fora do seu lugar; e as portas do céu serão abertas no firmamento do céu para o leste, e uma grande potência deve ser enviado arrotou) diante dos portões do céu e abrange todo o céu, mesmo até a noite (al. e haverá medos e tremores no mundo). Estes são os sinais do segundo dia.

E no terceiro dia, sobre a segunda hora, será uma voz no céu, e os abismos da terra se proferir a sua voz desde os quatro cantos do mundo. O primeiro céu deve ser enrolado como um livro e logo o desaparecer. E por causa da fumaça e mau cheiro do enxofre do abismo os dias escurecem até a hora décima. Então todos os homens dizem: Eu acho que o final está próxima, que perecerá. Estes são os sinais do terceiro dia.

E no quarto dia na primeira hora, a terra do oriente falará, o abismo brama; então a toda a terra ser movido pela força de um terremoto. Naquele dia, todos os ídolos da queda nações, e todos os edifícios da terra. Estes são os sinais do quarto dia.

E no quinto dia, na sexta hora, haverá grandes trovões repente no céu, e os poderes da luz e da roda do sol se arrebatado, e haverá grande escuridão todo o mundo até a noite, e as estrelas se desvie de seu ministério. Naquele dia todas as nações vos odeiam o mundo e desprezar a vida deste mundo. Estes são os sinais do quinto dia.

E no sexto dia haverá sinais no céu. Na quarta hora, o firmamento do céu será fendido do oriente até o ocidente. E os anjos dos céus serão olhando para trás sobre a terraa abertura dos céus. E todos os homens devem ver acima da terra o exército dos anjos que olham para fora da céu. Em seguida, devem todos os homens fugir.

(Texto aqui de Wilhelm termina abruptamente.)

O texto de B. Bihlmeyer, de Munique Clm. 4563 (XI ao século XII, a partir Benedictbeuren): e o fragmento de Viena.

Ouve tu, ó Thomas, porque eu sou o Filho de Deus, o Pai, e eu sou o Pai de todos os espíritos. Ouve tu de mim os sinais que hão de acontecer no final deste século, quando o fim do mundo devem ser cumpridas (Viena: que passarão) antes de meus eleitos partem para fora do mundo. Eu te direi o que deve vir a passar abertamente aos homens (ou, te direi abertamente, & c.): Mas quando estas coisas hão de ser os chefes dos anjos não sabem, vê agora porque está escondido desde sempre.


Em seguida, haverá nas partilhas do mundo (participações) entre rei e rei, e em toda a terra será grande fome grandes pestes, e muitas angústias, e os filhos dos homens serão levados cativos entre todas as nações e cairão à borda da espada (e haverá grande comoção no mundo: Viena omite). Depois disto, quando a hora do fim se aproxima deve haver, para sete dias grandes sinais no céu, e os poderes dos céus serão movidos.


Em seguida, haverá no primeiro dia do início: na terceira hora do dia uma grande e poderosa voz no firmamento do céu e uma nuvem sangrenta chegando do norte, e grandes trovões e relâmpagos poderosos deve segui-lo, e abrange todo o céu, e haverá uma chuva de sangue sobre toda a terra. Estes são os sinais do primeiro dia.


E no segundo dia haverá uma grande voz no firmamento do céu, e a terra deve ser transferido para fora do seu lugar, e as portas do céu serão abertas no firmamento do céu para o oriente, e (fumaça do um grande incêndio resplandecerá através das portas do céu e abrange todo o céu até à noite. Nesse dia haverá medos e grandes espantos no mundo. Estes são os sinais do segundo dia. Viena é defeituoso aqui).

Mas no terceiro dia sobre a terceira hora deve ser uma grande voz no céu, e os abismos da terra brama dos quatro cantos do mundo; os pináculos (SO) do firmamento dos céus se abriram, e todo o ar deve ser preenchido com colunas de fumaça. Haverá um cheiro de enxofre, muito mal, até o décimo hora, e se dirá: Achamos que o está próxima vez que estamos perecendo. Estes são os sinais do terceiro dia.


E no quarto dia na primeira hora, da terra do leste do abismo se derreterá (so) e barulho. Em seguida, virá toda a terra ser abalado pela força de um terremoto. Naquele dia, os ornamentos da queda nações, e todos os edifícios da terra, diante da força do terremoto. Estes são os sinais do quarto dia.


Mas no quinto dia na sexta hora, de repente, haverá um grande trovão no céu, e os poderes da luz e da roda do sol se arrebatado (MS. Aberta), e haverá grande escuridão no mundo até a noite, e o ar deve ser sombrio (sAD), sem sol ou a lua e as estrelas deixam de seu ministério. Naquele dia todas as nações eis que como em um espelho (?) (Ou, eis que como saco) e deve desprezar a vida deste mundo. Estes são os sinais do quinto dia.

E no sexto dia na quarta hora haverá uma grande voz no céu, e o firmamento do céu será fendido do oriente até o ocidente, e os anjos dos céus serão olhando para trás sobre a terra pelas aberturas dos céus, e todos estes que estão na terra verei o exército dos anjos que olham para fora da céu. Em seguida, devem todos os homens fujam para os monumentos (montanhas?) E se escondem da face dos anjos justos, e dizer: Será que a terra iria abrir e nos engolir! E tais coisas deve vir a passar, como nunca foram uma vez que este mundo foi criado.

Em seguida, eles olharão para mim que vem de cima à luz de meu Pai, com o poder e a honra dos santos anjos. Em seguida, na minha vinda é o muro de fogo do paraíso ser feito longe -porque paraíso é cingido ao redor com fogo. E este será o fogo perpétuo que consumirá a terra e todos os elementos do mundo.

E os espíritos e almas de todos os homens saem do paraíso e virá sobre toda a terra; e cada um deles deve ir ao seu próprio corpo, onde é colocado acima, e cada um deles dirá: Aqui jaz o meu corpo. E quando a grande voz dos espíritos será ouvido, em seguida, haverá um grande terremoto sobre todo o mundo, e com a força desse facto as montanhas será fendido por cima e as rochas por baixo. Então cada espírito voltará para a sua embarcação e os corpos dos santos que dormem devem surgir.

E os espíritos e almas de todos os homens saem do paraíso e virá sobre toda a terra; e cada um deles deve ir ao seu próprio corpo, onde é colocado acima, e cada um deles dirá: Aqui jaz o meu corpo. E quando a grande voz dos espíritos será ouvido, em seguida, haverá um grande terremoto sobre todo o mundo, e com a força desse facto as montanhas será fendido por cima e as rochas por baixo. Então cada espírito voltará para a sua embarcação e os corpos dos santos que dormem devem surgir.

Em seguida, devem seus corpos ser transformado à imagem e semelhança e a honra dos santos anjos, e no poder da imagem do Padre meu santo. Em seguida, eles estarão vestidos com o manto da vida eterna, para fora da nuvem de luz que não tem sido visto neste mundo; para aquela nuvem desce do mais alto reino do céu do poder de meu Pai. E essa nuvem a cercam com a beleza dela todos os espíritos que têm acreditado em mim.

Em seguida, eles devem ser vestidos, e serão segurados pela mão dos santos anjos, como que eu já lhe disse antes costumava fazer. Em seguida, eles também serão elevados no ar em cima de uma nuvem de luz, e irá com me regozijando-se até ao céu, e então eles devem continuar na luz e honra de meu Pai. Em seguida, haverá-lhes grande alegria com meu Pai e diante dos santos anjos Estes são os sinais do sexto dia. E no sétimo dia na oitava hora haverá vozes nos quatro cantos do céu. E todo o ar devem ser abalado, e cheio de santos anjos, e eles devem fazer a guerra entre eles o dia todo. E naquele dia serão meus eleitos ser procurado pelos santos anjos da destruição do mundo. Então todos os homens vêem que a hora da sua destruição está próxima. Estes são os sinais de sétimo dia.

E quando os sete dias são passados ​​por, no oitavo dia na sexta hora haverá uma voz doce e terno no céu do leste. Em seguida, deve aquele anjo ser revelado que tem poder sobre os santos anjos: e todos os anjos sairá com ele, sentado sobre carros de as nuvens do Pai meu santo (assim) regozijo e correndo no ar por baixo do céu para entregar os eleitos que acreditou em mim. E eles se alegrarão que a destruição deste mundo tem chegado.

As palavras do Salvador até Thomas então terminou, a respeito do fim do mundo.

Nenhum dos textos latinos parecem estar completo. Mas vemos que o texto de Wilhelm é uma mistura de dois tipos de Apocalipse -que semelhante a Daniel que, sob a forma de profecia, descreve acontecimentos contemporâneos com o autor e continua-los para o futuro: e o que é mais parecido com João e descreve os sinais do fim.


O texto de Bihlmeyer tem apenas o último elemento, e como ele concorda muito de perto com a nossa autoridade mais antigo, o fragmento de Viena (embora em que, como já disse, algo que precedem a abertura do Bihlmeyer) julgo ser a mais velha das duas formas. A primeira parte do texto de Wilhelm com sua indicação desajeitado de Arcádio e Honório, por meio de suas iniciais é muito à maneira dos Sibyllines posteriores, em que este truque em particular é empurrado para um comprimento absurdo, e utilizados para personagens completamente imaginárias, bem como os históricos. Na segunda parte do texto de Wilhelm afasta muito de o fragmento de Viena, e aqui novamente mostra-se como provavelmente inferior.

O Apocalipse, vemos, era conhecido na Inglaterra, no século IX, pelo menos: e eu acho que provavelmente devem ser considerados como a mãe de um pequeno pedaço que é encontrado em inúmeros manuscritos e muitas vezes foi impresso: Quero dizer Jerome na quinze sinais dos últimos dias antes do julgamento. O início desta afirma que Jerome achou "nos anais dos hebreus". Sua popularidade era muito grande. Ilustrações dos sinais Quinze são ocasionalmente pode ser encontrada em manuscritos, e eu vi-os nas tábuas de alabastro esculpidas em Nottingham, nos séculos XIV e XV, mas a representação mais conhecido deles é em uma janela de Todos os Santos ", do Norte street, York, onde eles são acompanhados por lemas retirados do 'Prick de Consciência ", que costumava ser atribuído a Richard de Hampole.

(. Não xv) a versão anglo-saxónica no Livro Vercelli começa assim:

É-nos dito neste livro como São Tomé, o apóstolo de Deus pediu nosso Senhor quando o tempo do Anticristo deveria ser. Então o Senhor falou-lhe e disse assim:

Cabe a que seja nos próximos dias. Em seguida, será a fome e guerra, & c .:

O texto está em conformidade, de um modo geral, para os recensions mais longos. Os sinais do quinto dia são omitidos. A conclusão diverge da Latina e conta como a Virgin, Michael e Peter sucessivamente interceder junto ao juiz, e ele perdoa uma terceira parte dos pecadores na oração de cada um. Mas nem todos são perdoados, porque temos então as frases: Venite benedicti e Discedite maledicti como em Matt. xxv.

Muito recentemente (em Proc. RIA) o Rev. St. J. Seymour tem apontado a provável dependência do Saltair na Rann (século XI) em nosso apocalipse em sua descrição dos sinais do fim.


Texto original Illustrations of the Fifteen Signs are occasionally to be found in manuscripts, and I have seen them on the alabaster tablets carved at Nottingham in the fourteenth and fifteenth centuries, but the best-known representation of them is in a window at All Saints', North Street, York, where they are accompanied by mottoes taken from the 'Prick of Conscience',which used to be attributed to Richard of Hampole.

Digitalizado e editado por Joshua Williams Northwest Nazarene College, 1995


CREDITOS: http://www.gnosis.org/library/apcthom.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário